Cabeamento de Cobre

As redes usam o meio físico de cobre por ser barato, fácil de instalar e ter baixa resistência à corrente elétrica. Entretanto, o meio físico de cobre é limitado por distância e interferência de sinal.

Os dados são transmitidos por cabos de cobre como pulsos elétricos. Um detector na interface da rede de um dispositivo destino deve receber um sinal que poderá ser decodificado com êxito para corresponder ao sinal enviado. No entanto, quanto maior a distância percorrida pelo sinal, mais ele se deteriora em um fenômeno chamado de atenuação de sinal. Por esse motivo, todos os meios físicos de cobre devem seguir limitações rígidas de distância, conforme especificado pelos padrões orientadores.

Os valores de tempo e de tensão dos pulsos elétricos também são suscetíveis a interferências de duas fontes:

  • Interferência eletromagnética (EMI) ou interferência de radiofrequência (RFI) – os sinais EMI e RFI podem distorcer e corromper os sinais de dados transportados pelo meio físico de cobre. Fontes potenciais de EMI e RFI incluem as ondas de rádio e os dispositivos eletromagnéticos, como lâmpadas fluorescentes ou motores elétricos, conforme mostrado na figura.
  • Diafonia – a diafonia é um distúrbio causado por campos elétricos ou magnéticos de um sinal em um fio ao sinal em um fio adjacente. Em circuitos de telefone, a diafonia pode fazer com que parte de outra conversa por voz seja ouvida em um circuito adjacente. Especificamente, quando uma corrente elétrica passa por um fio, cria um pequeno campo magnético circular ao redor do fio que pode ser detectado por um fio adjacente.

Reproduza a animação na figura para ver como a interferência pode afetar a transmissão de dados.

Para superar os efeitos negativos da EMI e RFI, alguns tipos de cabos de cobre são envolvidos em blindagem metálica e requerem conexões de aterramento apropriadas.

Para superar os efeitos negativos da diafonia, alguns tipos de cabos de cobre têm pares de fios de circuitos opostos trançados juntos que interrompem a interferência de modo eficaz.

A susceptibilidade dos cabos de cobre ao ruído eletrônico também pode ser limitada pelo(a):

  • Seleção do tipo ou pela categoria do cabo mais adequado a um determinado ambiente de rede.
  • Elaboração de uma infraestrutura de cabos para evitar fontes conhecidas e potenciais de interferência na estrutura do prédio.
  • Uso de técnicas de cabeamento que incluam a correta manipulação e conexão dos cabos

 

Deixe seu Comentário

Related Stories

CUPOM ATIVO!!!

Se increva em nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades e promoções exclusiva para assinantes. 
INSCREVER-SE AGORA
APROVEITE AGORA MESMO ANTES QUE TERMINA
close-link
Click Me
pt_BR
pt_BR